A Prof.ª Elisângela Palma, é a nossa professora do Pré-I, com 39 anos, nascida em 20 de novembro de 1974, é uma pessoa alegre, criativa, carinhosa, carismática, sensível, e contagiante. Que tem zelo por manter uma aparência condizente com seu espírito, ou seja bela. E também em suas aulas, tanto na decoração, quanto nos meios e métodos de auxiliar no desenvolvimento dos pequeninos, reflete esta mesma beleza.
Do ano de 2012, encontrei alguns registro de seu trabalho realizado também junto ao 3º ano.
Me atrevo a considera-la uma mulher realizada, lutadora, esposa, mãe, amiga e excelente colega.
Ela tem uma linda família, constituída de dois meninos, um com 2 anos 'Lázaro', o jovem Lucas Palma, e seu marido 'Volmir do Amaral Palma'. É professora, mas completa sua renda comercializando acessórios, e atuando no setor de beleza.
Desenvolve seus planos de aula em parceria x concordância com a Prof.ª Elizângela Saldanha do Pré II, havendo assim uma sintonia gostosa entre ambas, correlata a propósitos e ideias para alegrar e enriquecer a vida dos baixinhos do pré. Junto com a prof. do Pré II , ambas desenvolveram também o projeto desenvolveram o projeto "Construindo Valores", também apresentou um projeto denominado "Roda de Amigos" elaborado com a Prof.ª Édi Lamar,ambos projetos esboçado a seguir.
PROJETO: Construindo valores
TURMAS: Pré-Escola I e II
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Elisângela Palma e Elizângela Saldanha
JUSTIFICATIVA: Este projeto nasceu da necessidade de trabalhar com nossos alunos e suas famílias e toda a comunidade escolar o resgate de valores e regras de convivência por ser a chave que abrem a possibilidade de construir um cidadão melhor.
OBJETIVO GERAL: Resgatar valores e construir hábitos de convivência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Auxiliar o aluno, sua família e toda comunidade escolar a resgatar, reconhecer, compreender e vivenciar valores; Rever e reconstruir hábitos de convivência; Reconhecer que os valores promovem a sustentabilidade da vida e das relações entre as pessoas; Favorecer o
desenvolvimento da autonomia moral.
ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA.
Apresentação de um teatro, realizado pelas professoras.
ATIVIDADES PREVISTAS.
- Sessões de DVD.
- Hora do conto com histórias que abordem amizade, companheirismo e respeito.
- Reflexão diária sobre atitudes.
- Atividades rítmicas, rodas cantadas.
- Relato de experiências, atitudes de ajuda ao próximo.
- Construção de um painel avaliativo de aquisição de valores e regras (escada de valores).
ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO: Confecção de um dicionário ilustrado, onde o mesmo apresentará valores e seus significados, este dicionário será trabalhado durante o projeto.
AVALIAÇÃO: Será realizada uma auto avaliação diariamente (escada de valores).
========
PROJETO: Roda de Amigos
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
NÍVEL: alunos do Pré I com quatro e cinco anos incompletos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: De 17 a 21 de junho de 2013.
JUSTIFICATIVA: Percebendo a importância e a valorização da palavra Amizade e a ação que ela produz no meio de convivência na escola e comunidade, faz-se necessário trabalhar este valor através da obra “Roda” de Cândido Portinari.
OBJETIVOS:
ÁREA DO CONHECIMENTO:
METODOLOGIA:
AVALIAÇÃO:
========
PROJETO: Roda de Amigos
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
- Édilamar Antunes Rodrigues, graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plástica.
- Elisângela da Silva Palma, graduada em Educação Física (licenciatura e bacharelado).
NÍVEL: alunos do Pré I com quatro e cinco anos incompletos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: De 17 a 21 de junho de 2013.
JUSTIFICATIVA: Percebendo a importância e a valorização da palavra Amizade e a ação que ela produz no meio de convivência na escola e comunidade, faz-se necessário trabalhar este valor através da obra “Roda” de Cândido Portinari.
OBJETIVOS:
- Trabalhar o valor da amizade;
- Conhecer a obra do artista Cândido Portinari “Roda”;
- Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
- Estimular a oralidade e a percepção visual.
ÁREA DO CONHECIMENTO:
- Artes visuais- formas geométricas, simetria, cores e desenhos.
- Linguagem- relato oral, texto coletivo.
- Lógico-matemático- formas geométricas, simetria, quantidade.
- Natureza e sociedade- espaço geográfico, comunidade, localização, linha do tempo, meio ambiente.
- Música- contextualização da música “Ter um amigo”, tema de abertura do Criança Esperança.
- Movimento- expressão corporal, organização espacial, percepção viso-motora, esquema corporal, coordenação motora ampla e fina.
METODOLOGIA:
- Leitura deleite sobre amizade.
- Roda de conversa.
- Apreciação da música “Ter um amigo”, tema de abertura do Criança Esperança.
- Criando um amigo, onde os alunos confeccionaram bonecos explorando o esquema corporal.
- Confecção de um painel.
- Apanhado fotográfico onde foi explorado vários momentos e ângulos diferentes dos alunos na brincadeira de roda, dentro do pátio da escola e na rua explorando o ambiente e a brincadeira.
- Visualização e apreciação da obra “Roda” de Cândido Portinari e projeção fotográfica dos alunos em roda, identificando semelhanças e diferenças e situando-se no tempo através da linha do tempo.
- Releitura da obra”Roda” de Cândido Portinari, a partir das apreciações imagem da obra em estudo e imagem fotográfica, foi elaborado uma composição plástica com desenho, pintura, recorte e colagem finalizando o trabalho.
- Exposições dos trabalhos.
AVALIAÇÃO:
- Sistemática evidenciando alguns critérios:
- Trabalho em grupo;
- Organização;
- Produção;
- Atenção;
- Percepção visual e auditiva.







Nenhum comentário:
Postar um comentário