Um desejo de manter viva a história das oficinas

Um desejo de manter viva a história das oficinas

Cantinho da Prof.ª Elisângela Palma


A Prof.ª Elisângela Palma, é a nossa professora do Pré-I, com  39 anos, nascida em 20 de novembro de 1974, é uma pessoa alegre, criativa, carinhosa, carismática, sensível, e contagiante. Que tem zelo por manter uma aparência condizente com seu espírito, ou seja bela. E também em suas aulas, tanto na decoração, quanto nos meios e métodos de auxiliar no desenvolvimento dos pequeninos, reflete esta mesma beleza.
Do ano de 2012, encontrei alguns registro de seu trabalho realizado também junto ao 3º ano.





Me atrevo a considera-la uma mulher realizada, lutadora, esposa,  mãe, amiga e excelente colega.

Ela tem uma linda família, constituída de dois meninos, um com 2 anos 'Lázaro',  o jovem Lucas Palma, e seu marido 'Volmir do Amaral Palma'. É professora, mas completa sua renda comercializando acessórios, e atuando no setor de beleza.

Desenvolve seus planos de aula em parceria x concordância com a Prof.ª Elizângela Saldanha do Pré II, havendo assim uma sintonia gostosa entre ambas, correlata a propósitos e ideias para alegrar e enriquecer a vida dos baixinhos do pré. Junto com a prof. do Pré II , ambas desenvolveram também o projeto desenvolveram o projeto "Construindo Valores",  também apresentou um projeto denominado "Roda de Amigos" elaborado com a Prof.ª Édi Lamar,ambos projetos esboçado a seguir.

PROJETO: Construindo valores 
TURMAS: Pré-Escola I e II 
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Elisângela Palma e Elizângela Saldanha 

JUSTIFICATIVA: Este projeto nasceu da necessidade de trabalhar com nossos alunos e suas famílias e toda a comunidade escolar o resgate de valores e regras de convivência por ser a chave que abrem a possibilidade de construir um cidadão melhor. 

OBJETIVO GERAL: Resgatar valores e construir hábitos de convivência. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
Auxiliar o aluno, sua família e toda comunidade escolar a resgatar, reconhecer, compreender e vivenciar valores; Rever e reconstruir hábitos de convivência;  Reconhecer que os valores promovem a sustentabilidade da vida e das relações entre as pessoas; Favorecer o 
desenvolvimento da autonomia moral. 

ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA. 

Apresentação de um teatro, realizado pelas professoras. 

ATIVIDADES PREVISTAS. 
  • Sessões de DVD. 
  • Hora do conto com histórias que abordem amizade, companheirismo e respeito. 
  • Reflexão diária sobre atitudes. 
  • Atividades rítmicas, rodas cantadas. 
  • Relato de experiências, atitudes de ajuda ao próximo. 
  • Construção de um painel avaliativo de aquisição de valores e regras (escada de valores). 

ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO: Confecção de um dicionário ilustrado, onde o mesmo apresentará valores e seus significados, este dicionário será trabalhado durante o projeto. 

AVALIAÇÃO: Será realizada uma auto avaliação diariamente (escada de valores).

========









PROJETO: Roda de Amigos

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: 

  • Édilamar Antunes Rodrigues, graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plástica.
  • Elisângela da Silva Palma, graduada em Educação Física (licenciatura e bacharelado).


NÍVEL: alunos do Pré I com quatro e cinco anos incompletos.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: De 17 a 21 de junho de 2013.

JUSTIFICATIVA: Percebendo a importância e a valorização da palavra Amizade e a ação que ela produz no meio de convivência na escola e comunidade, faz-se necessário trabalhar este valor através da obra “Roda” de Cândido Portinari.

OBJETIVOS:
  •    Trabalhar o valor da amizade;
  •    Conhecer a obra do artista Cândido Portinari “Roda”;
  •    Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
  •    Estimular a oralidade e a percepção visual.

ÁREA DO CONHECIMENTO:
  •    Artes visuais- formas geométricas, simetria, cores e desenhos.
  •    Linguagem- relato oral, texto coletivo.
  •    Lógico-matemático- formas geométricas, simetria, quantidade.
  •    Natureza e sociedade- espaço geográfico, comunidade, localização, linha do tempo, meio ambiente.
  •    Música- contextualização da música “Ter um amigo”, tema de abertura do Criança Esperança.
  •  Movimento- expressão corporal, organização espacial, percepção viso-motora, esquema corporal, coordenação motora ampla e fina.

METODOLOGIA:

  •    Leitura deleite sobre amizade.
  •    Roda de conversa.
  •    Apreciação da música “Ter um amigo”, tema de abertura do Criança Esperança.
  •    Criando um amigo, onde os alunos confeccionaram bonecos explorando o esquema corporal.
  •    Confecção de um painel.
  •    Apanhado fotográfico onde foi explorado vários momentos e ângulos diferentes dos alunos na brincadeira de roda, dentro do pátio da escola e na rua explorando o ambiente e a brincadeira.
  •    Visualização e apreciação da obra “Roda” de Cândido Portinari e projeção fotográfica dos alunos em roda, identificando semelhanças e diferenças e situando-se no tempo através da linha do tempo.
  •    Releitura da obra”Roda” de Cândido Portinari, a partir das apreciações imagem da obra em estudo e imagem fotográfica, foi elaborado uma composição plástica com desenho, pintura, recorte e colagem finalizando o trabalho.
  •    Exposições dos trabalhos.

AVALIAÇÃO:

  •    Sistemática evidenciando alguns critérios:
  •    Trabalho em grupo; 
  •    Organização;
  •    Produção;
  •    Atenção;
  •    Percepção visual e auditiva.
 
Finalmente conheci a turminha da Professora Elisângela Palma, eu os vi em uma foto no 'Facebook' da nossa Supervisora Daici Freire, que juntamente com as professoras Elisângela e Édi, levaram os pequeninos a um passeio na SMED.






Nenhum comentário:

Postar um comentário