Eu Alice da Silva Barcelos Brião fui convidada a ministrar letramento, um grande desafio! Considero que tive uma vantagem sobre os demais professores desta oficina, 'eu como os alunos' não entendia muito o que vinha a ser letramento, e assim fui buscar o conhecimento e os encontrei com eles, os alunos.
- A primeira ideia que tive nesta oficina foi ajudar na informatização da biblioteca, e até troquei algumas ideias com os alunos e comecei a ensiná-los, tentando com isto ter conhecimento dos livros que tínhamos na biblioteca e fazer uso do netbook das crianças. Eles iriam aprender a usar o programa de planilhas, mas a vida em uma escola é bem corrida. Os acontecimentos múltiplos, dentre eles as datas comemorativas nos levam a buscar caminhos que vão de encontro com os propósitos da escola, também trabalhar com crianças e adolescentes é trabalhar em 'novidade de vida', sempre terminamos por criar ou recriar algo tipo improvisar, de imediato fugindo ao primeiro plano.
- Assim a segunda ideia, que virou a primeira atividade foi desenvolver um texto para apresentar na feira do livro, ideia de nossa Ana Paula Bittencourt, e naturalmente foi criado o texto 'Reforma? Que confusão!' de minha autoria (Prof.ª Alice) com correções ortográficas e ajustes de Prof.ª Ana Paula que juntamente com a Diretora Magda, sugeriram a transformação do texto em teatro.
O teatro para alguns alunos é um tanto cansativo. Fiquei sabendo de um titi onde me chamaram de má, imaginem o por que, porque eu os fazia repetir muitas vezes as falas até ficarem perfeitos. isto os cansava, queria contracenar rapidamente, vendo o resultado de imediato.
Contudo, em verdade o teatro é mesmo assim, devemos ganhar nosso público e para isto devemos buscar a excelência na interpretação, usando entonação, gestos, e principalmente fazer o uso da pontuação correta a fim de que as falas não mudem seu sentido, ou seja não sejam mal interpretadas por quem houve.
Fiz parte da peça Salamanca do Jarau (de autoria de J. S. Lopes Neto) dirigida por Sapiran Brito (Diretor de peças teatrais, ou melhor Produtor Cultural; ex- Vice-Prefeito de Bagé, ex-Secretário de Cultura de Bagé, atual de SMC) a muito tempo, quando tinha 18 anos, ou seja estive sobre direção de gente que faz, na época eu tentava cursar belas artes.
Mas, voltando a "Reforma? Que confusão? ela passou a ter duas equipes distintas para ensaio, uma de adolescentes que no dia 3 de outubro irá apresentar a peça na feira do Livro e outra que esta nascendo, de alunos menores mas empolgados que tiveram oportunidade de apresentá-la apenas lida, na amostra de oficinas do mais educação, na oficina de rádio - este grupo almeja apresentar a peça em um eventual evento na escola, ainda não definido.
Prometeu nos ajudar na confecção das vestes Professora Edi Lamar, que fará uso de jornais para o propósito.
Estivemos ensaiando eu e o primeiro grupo seguidamente, mas o segundo grupo que apresentou-se defato no dia 3, recebeu auxilio incentivo e motivação por parte da Prof.ª Ana Paula Bitencourt e da Diretora Magda Rocha, porque eu por um período não pude ir a escola, mas de fato iria ter mesmo que contar com esta maravilhosas profissionais, pois moro na COHAB, e para chegar na escola todos os dias, tem um custo bem elevado, e como todos sabem sou contrato do Mais Educação que tem verbas e repasses de vale transporte/passagens bem administrados para que o projeto funcione.

- A terceira ideia, segunda atividade foi ler imagens, de forma crua, foram selecionadas imagens diversas e apresentadas aos alunos. Infelizmente tivemos que fazer tudo meio corrido porque o uso do datashow estava agendado por outro grupo de professores. Esta atividade também terá participação de Prof. Ana Paula, vou passar a imagens a ela, assim como a conversa que tivemos eu e os alunos em aula sobre a atividade, e ela vai elaborar um prova, e dará nota por o trabalho. Tentando ligar uma disciplina a outra considerando os resultados da ultima reunião do IDEB, descobrimos que os alunos são movidos a nota.
- Na quarta ideia, e terceira atividade fizemos leitura de bairro. A atividade alegrou as crianças e adolescentes, aprendendo nos divertimos, nos conhecemos melhor, os alunos interagiram entre eles com alegria cuidado, foram despertos em curiosidade e critica e instigados a criar apresentações sobre o que viam de forma criativa. Assim nesta atividade há muito o que ser explorado ainda, e ficaremos no aguardo pois alguns alunos tem propósito de montar slides para apresentar este trabalho, também em eventual data de festividades escolares ainda não definido. Eles estão mudando, querem ajudar, estão empolgados. Acredito que é bom termos uma boa agenda com lembretes de propósitos e ideias para fazer um feedeback periodicamente a fim de que planos não se percam e sonhos não sejam frustrados, devemos ajudar estimular a realização dos ideais dos alunos ainda mais quando estes vão de encontro com o propósito da escola, da disciplina ou da oficina.
Muito embora as crianças tenha comentado que não havia muita matéria a ser dada nesta oficina, eu não me sofri e vi que a ex-professora, ministrou excelentes aulas, revistei os cadernos da oficina depois de já ter aplicado três atividades. Ocorreu que eles me trouxeram os cadernos da oficina acidentalmente. Nada fica oculto aos olhos de Deus, e dos homens, 'por muito tempo'.
Sei que se não der o meu melhor também serei foco de comentários não justos. Por tudo isto considero que este cantinho é válido, como todos os até aqui criados, porque temos a possibilidade de apresentar o que estamos ensinando a nossas crianças.
Acredito que as crianças não contam aulas teóricas, de puro texto sem tecnologia ou criatividade, não as consideram. Mas a professora deu excelente matéria e com os recursos que adquiriu na sua vida. Sei que deu seu melhor.

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