Um desejo de manter viva a história das oficinas

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segunda-feira, 29 de abril de 2013

Demonstrando formas de contar estórias

Olá a todos. Espero que estejam todos bem!
Minha cabeça vive maquinando coisas para "fazer educação". São muitas as ideias, pode apostar! Quando você pensa que minha mente esta de férias, ela esta é preparando uma.
Glorifico a Deus por isto.
Outro dia estive pensando em como chamar a atenção das crianças para o "contar estórias" e, desenvolvi uma atividade. Na verdade eu até a experimentei com algumas turmas fora da "Rádio Educativa AFK" pois tinha pressa. Calma, calma, tudo tem hora certa! agora vou contar a atividade,  como a desenvolver.

ATIVIDADE: A MAGIA DE CONTAR ESTÓRIAS

Na intenção de demonstrar formas distintas de contar estórias, e também de se ouvir e perceber uma estória; na intenção de produzir uma reflexão sobre o "contar estórias", destacando entonação, interpretação; considerando os recursos disponíves, a finalidade (da história) e, o público-alvo, apresente alguns vídeos as crianças tais como: A Maior Flor do mundo (com José Saramago); Chapeuzinho Amarelo (por Carol Levy); a História do Círculo (Simone Nascimento); Bom dia todas as cores (Ruth Rocha); A Ovelhinha Perdida (Cris Kids); A margarida Friorenta (Rorips);
Por fim, uma sequência de pequenas estória do  Programa Infantil TVX com Rúbia, tais como: Hipo Pode Nadar (Pablo Bernardes) / A Galinha e a Raposa / A raposa e as uvas.

Observe a questão não é procurar a melhor produção para todos os enfoque, pelo contrário deverá buscar histórias que se utilizem de recursos simples, de fácil desenvolvimento onde o narrador conte "com o recurso da voz".

Questione:
  • O filme pode ser tocado na rádio? Por quê?
  • Quantos são os que contam a estória?
  • O que chama mais atenção na produção da estória (cores, recursos, dubladores, personagens, moral da história, musical de fundo entre outros);
  • Gere uma discussão saudavel, provocando naturalmente o aluno a descrever as diferencias entre os filmes assistidos, fazendo-o perceber o filme quanto apenas ouvinte; quando necessário destacando a importância do contador de história saber interpretar diversos personagens. 
  • As vezes entre um filme e outro questione entre os alunos, quem gostou da estória? após durante a discussão sobre os recursos de audio, de vídeo, e humanos, levante a questão que refere a "atingir todos os públicos", se uma maioria deseja ouvir estórias o quão grande é a importância, a responsabilidade do comunicação proporcionar ao ouvinte o prazer de ouvir o que deseja ouvir;
  • Os filmes edificaram? eles tem que tipo de mensagens?
  • Questione se eles se enquadrariam em programas selecionados para apresentar no sentido educativo.


Para este pequeno filme, observe que o autor desejava ser um bom contador de estórias, contudo ele reconhece que não deve usar muitas palavras dificeis pois, as criaças não conhecem muitas palavras. Veja o fato parece deixar o autor encabulado, talvez sem ação pois ele decide contar uma estória inventada por ele "sem muitas palavras". Observe com as crianças os detalhes (bonecos, animais e outros feitos em massa de modelar), movimento e cores, musical. Questione: Esta estória pode ser contada no rádio? Ele daria um bom contador de estórias?, é um bom escritor? Que mensagem o filme traz as crianças?

  

Para este filme pode-se comentar o uso da rima, o quanto a contadora de história se utiliza dos recursos da voz, questione se a história tem moral? o que acreditam que ela esta explorando? o que ela faz enquanto conta estória (ensina? o que?); da para se por esta história a tocar em uma rádio? por quê? Vá medindo a temperatura da sala de aula, o envolvimento das crianças, procure deixá-las louca "para ouvir a próxima estória", faça-os comentar o que perceberam o que sentiram, como ouviram, procure registrar de forma bem clara para todos "pareceres diferentes", sempre que possível, pois é ai que vamos trabalhar o respeito pelo próximo, pela sua opinião e gosto e vamos conseguir apresentar as crianças a palavra "empatia".


 

Neste filme questione sobre quem são os personagens, introduza as palavras interdisciplinar e multidisciplinar. Estamos falando de algo educativo? mas esta estória pode ser contada em rádio? por quê? terá o mesmo efeito que assistir? o locutor o contador da estória deixa bem claro que ela ocorre entre as formas geométricas, existe relação das formas com a estória?

 

Este vídeo pode ser bem explorado no sentido referente a moral da história, mas não feche ele neste ângulo, persevere em questionar os demais enfoques supracitados. Temos que acostumar as crianças a refletirem, sobre os diferentes enfoques, pensarem em tudo, torná-los grandes observadores, ouvintes e por fim interpretadores e quem sabe escritores.


Um musical para relaxar, ops uma história contada cantada :)) por incrivel que pareça as crianças em que apliquei esta atividade não consideraram este vídeo uma estória, e não gostaram muito - há uma notavel aversão por contar estórias na forma de música, acredito que o rítmo em si, disperse a atenção dos pequeninos. É, algo a ser pensado por um psicopedagogo. Deve ter algum proveito esta observação. Fico feliz por poder falar tudo o que penso e como penso pois sei que assim nesta transparência vou poder receber a ajuda necessária para achar respostas aos meus questionamentos, estes ficam então como registros. Não temo me expor, temo cair na mesmisse trancafiar minha imaginação, encerrar a criatividade. Gosto de refletir quando crio. O refletir é um exercício de lapidação da ideia.

 


 




Esta contadora de estórias é excelente no que faz, a Rúbia, do Programa Infantil TVX, imagine que ela prende a atenção de uma quantidade de crianças, narra as estórinhas com perfeição, imitando os personagens, seria a palavra certa dizer "imitando"? acredito que ela os imagina, jorra imaginação nesta mente, deve ganhar muito contando estórias. 
Vocês nem vão acreditar! baixando vídeos do YouTuBe :) naturalmente ganhamos um canal para postar nossos próprios vídeos, selecionar e deixar separado listasd e exibição de vídeos, favoritos, e outros. 

Voltando a Oficina de Rádio,  compreende-se frente ao exercício, que um locutor "não adianta tomar banho de perfume, saber dançar muito, ter estatura e porte atraente, para ele o que o mantém na mídia, é a sua voz! sua capacidade de criar vinhetas, seu conhecimento observado no gerar comentários, ou seja, o locutor deve ter muita inteligência. 
E o contar estória o que tem isto? sabendo ouvir observar, exercitando e conhecendo "interpretação", familiarizando-se com figuras de linguagem, com o mundo dos críticos. Sendo capaz de compreender o que se ouve, e a dimensão o impacto do que se fala, são características, qualidades que garantem  sucesso ao locutor.



10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. oi gente gostei muito dessas postagens que a professora alice postou adorei muitooo bjs!

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  3. Ja estou ansioso por esta aula! acho que vai ser boa

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  4. corrigindo; A atividade desenvolvida. Os vídeos são de autores diferentes. quero asistir A aula

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  5. Olá, Marcelo e Kimberly, acredito que na próxima terça iremos ter esta aula. Grande abraço.

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  6. oi agora ta bom de postar

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  7. Oi prof sou gustavo estou entrando como anonimo para testar

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