De entrada trabalhou-se uma crítica a reforma da ortografia, que oportunamente vem favorecendo a criação de grupos de teatro, com promessa de apresentação na feira do livro.
Para não deixar as aulas caírem na mesmice, e/ou até assemelharem-se com aulas de português, ou alfabetismo puro, a seguir trabalhou-se a leitura de imagens acentuando o uso das de ilusão de ótica. Afinal uma imagem pode falar mais do que palavras? Podemos usar a imagem para nos expressar?
Imagens, pinturas conforme o ângulo em que são observadas podem designar um estado de espírito, ou o caráter, a personalidade de uma pessoa?
No dia 12 de Setembro fez-se um passeio no bairro pela manha com duas turmas distintas.
Nossos alunos ao observam o solo seco, coberto de pedras, e buracos e desníveis, justificam que 'estão nos passo das pedras' tem de haver pedras mesmo.
Não acredita-se que houvessem entre os moradores alguns que sejam que tivessem tido condições de buscar um engenheiro ou de até mesmo elaborar uma planta de casa para a sua construção. Apoio do Governo seria muito bom, ou ainda asfaltar a cidade ao menos nas ruas onde passam os ônibus?
Assuntos polêmicos, que as vezes preocupam não tanto quanto os erros comuns de português, afinal, mais sedo ou mais tarde o quadro da cidade muda, todos mudamos mas muitos permanecem no erro, por isto...mão a obra pequeninos, coletamos material agora é trabalhar.
Com certeza: Letramento merece um cantinho... vamos lá, mãos à obra!




Nenhum comentário:
Postar um comentário