Um desejo de manter viva a história das oficinas

Um desejo de manter viva a história das oficinas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Nosso primeiro seguidor

              Registro que fica na História, nosso primeiro seguidor foi Lucimara Pacheco Rodrigues, seja bem vinda! É um enorme prazer te-la como apreciadora do trabalho da A.F.K. Rádio Educativa da EMEF Fued Kalil Bagé RS. Por certo tenho que teremos muito a trocar em conhecimentos.
Imagine natural de Bagé, que mora no Balniário Camburiú. 
              Quem será o primeiro registro de seguidor da EMEF Fued Kalil???
            Vamos lá, esta certo que escrito foi: "Não há profeta sem honra, senão em sua própria terra, entre os seus parentes e em sua casa"(Lucas 4: 14-30), mas examine, a frase e veja não há na A.F.K. o propósito de profecia, que este conhecimento não se expanda para as demais áreas. Hummmm isto me lembrou "casa de ferreiro espeto de paú" - tantos dizeres, uns sérios fundamentados, outros populares, vá lá não somos ferreiros, e se o fossemos a A.F.K. tem por proposta produzir o melhor para a sua casa a EMEF Fued Kalil, para tanto contribuam, sigam o site, e tragam novidades da escola. Vamos mexer a citura :)  vamos desenvolver este corpo: )) do conhecimento.

Ja sabemos que o primeiro registro deste poste é????
e o segundo seguidor???
quem esta mantendo-se ligado no bloooooogggggggggg da Rádio Educativa AFK?

Proposta de trabalho

          Hoje pela manha tive uma ideia que acredito vai valorizar as ações da A.F.K. Rádio Educativa, vejam só, conforme os professores forem se revelando como parceiros neste blog, abriremos um espaço para cada qual, assim o Professor poderá usar o espaço de forma mais particularizada, do seu jeitinho. Assim poderemos encarregar alunos, ou grupo de alunos das oficinas para manter a rádio informada por disciplinas especificas; por exemplo um grupo fica de olho no cantinho da professora de matemática, dele extrai as noticiais, e cria as vinhetas, e traz ao programador da rádio que verá o momento certo de encaixar a vinheta/chamada.
         Temos que nomear este processo a fim de fazer uma votação. Quem pode me ajudar nisto?

quarta-feira, 27 de março de 2013

Falando em Páscoa

     De tão envolvida e, empolgada com o desenvolvimento do trabalho em oficinas de rádio, ia me esquecendo que estamos na páscoa. Não fosse por a Diretora Magada tocar no assunto, ia perder  esta oportunidade de lhe passar um jeitinho de contar especial, "bem particular" - o propósito da páscoa. Pois, é foi minha irmã Jane que me passou esta reliquia, veja:


     Feliz páscoa! que Jesus encha os seus corações de tamanha paz, seus lares de imenso amor. Que você possa sentir o grande amor de Deus não só neste dia, como em todos os dias de sua vida, e este amor alimente suas expectativas. Que deste amor naça a confiança de que não há outro socorro mais eficaz do que o que vem do Senhor Jesus. Nosso mediador, a porta, a luz do mundo. Que ele conduza seu pensar, seu falar, seu sentir, seu olhar, e finalmente seus passos - para que toda a forma de caminho que percorres seja iluminada, pois onde há luz não existe lugar para trevas, desta forma teras uma vida de passos firmes, de segurança de realizações.

Cultura Participativa

Querido pai e/ou responsável pelo aluno matriculado na EMEF Fued Kalil, este espaço estará reservado a você a fim de que possa contribuir com o andamento da rádio educativa AFK, assim neste espaço você pode:

  • Informar novidades tais como troca de profissão ou abertura de negócio, seu e/ou de seus familiares, a fim de que possamos divulgar para que gratuitamente você  usufrua dos beneficios de divulgação da rádio da escola;
  • Contar algo novo, algo que surpreendeu, ou que preocupa você com relação ao aluno, contudo nada que venha a lhe intimidar, o propósito é desenvolver vinhetas que venham a lhe auxiliar a divulgar o melhor desempenho do seu filho ou ainda, que venham a promover chamadas alertas  educativas para o desenvolvimento do mesmo;
  • Deixar sua contribuição em ideias entre outros.

AFK - Interdisciplinar

Bom dia, Boa tarde, ou apenas Buenas :)
         Este espaço está disponível aos professores da Escola EMEF ANTÔNIO FUED KALIL, da Cidade de Bagé para interagir com a Rádio, sendo a proposta manter a direção da rádio informada dos conteúdos que estão sendo trabalhado com os alunos, também sobre projetos e festividades escolares. Desta forma o professor que desejar contribuir pode:
  • Informar conteúdos que serão trabalhados no semestre, no mês ou no dia, conforme desejar (Pode fazer uso deste blog como via para o aluno se preparar para ir à aula mais inteirado do que vai ser trabalhado; para informar tarefas ou solicitar leitura previa dos conteúdos entre outros);
  • Contar ou informar a rádio, de algo que ocorreu em aula - por exemplo "o professor surpreendeu-se com a sabedoria de certo aluno / contou hoje com a especial atenção do aluno "y" / Durante a aula tivemos a visita de um agente de ... ex.: saúde / entre outras noticias.
  • Divulgar projetos e eventos relacionados a datas festivas, IDEB Melhor entre outros.
  • Parabenizar alunos por seu aniversário, por seu desempenho, por sua criatividade entre outros.
  • Solicitar uma vinheta especial tipo chamada para que 'alunos compareçam' em aula ou festas e projetos; 
  • Solicitar um espaço em rádio para sua disciplina; e convocar a rádio para elaborar programação.
          Conforme Fazenda (2008, p.17-18), o movimento interdisciplinar refere-se ao "estabelecimento de novas e melhores parcerias", portanto é um ato ou processo de socialização. Historicamente no Brasil interdisciplinaridade em 1970 não apresentava um conceito definido, em 1980 seu enfoque era que método? em 1990, surgia a busca de uma teoria da interdisciplinaridade. Contudo foi em meados de 1960 que ela surgiu na França e na Itália.
         Para Bovo (2007) quando falamos em interdisciplinaridade fala-se em integração de disciplinas assim, o autor refere que "a interdisciplinaridade foi elaborada visando estabelecer um dialogo entre as diversas áreas do conhecimento científico". Desmembrando a palavra explica  "inter [...] tem o significado de troca, reciprocidade e disciplina de ensino, instrução, ciência. Logo, a interdsiciplinaridade pode ser compreendida como sendo a troca de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências, ou melhor áreas do conhecimento".
    Thiesen (2008) observa a discussão sobre interdisciplinaridade sob dois enfoques "o epistemológico e o pedagógico", no primeiro enfoque refere-se "ao conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas;  e o método como mediação entre o sujeito e a realidade" desta forma ela é observada em categorias. No segundo enfoque refere-se a uma discussão fundamentalmente sobre "questões de natureza curricular de ensino e de aprendizagem escolar".

REFERÊNCIAS:

BOVO, Marcos Clair. Interdisciplinaridade e Transversalidade como Dimensões da Ação Pedagógica. Revista Urutagua. Revista acadêmica Multidisciplinar. Quadrimestral Nº 7 - Ago/Set/Out/Nov - Maringá - Paraná - Brasil - ISSN 1519.6178. Disponível em:<http://www.urutagua.uem.br//007/07bovo.pdf> Acesso em 12 de Ago de 2013.

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. Campinas SP: Papirus 1994. 15ª Edição 2008. Disponível em:<http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=lESxUJsjE9YC&oi=fnd&pg=PA9&dq=PEDAGOGIA+INTERDISCIPLINAR&ots=-7xZt3frjK&sig=cz6V9MWrSSdlHFJp7lriZoBR_Ws#v=onepage&q=PEDAGOGIA%20INTERDISCIPLINAR&f=false> Acesso em 12 de Ago de 2013.

THIESEN,   Juarez da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador do processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação V.13 Nº 39 Set/Dez de 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/10.pdf> Acesso em 12 de Ago de 2013.

      No Projeto da "Oficina de Rádio", as abordagens a serem apresentadas no decorrer do ano letivo serão:

Rádio:

·  História: no mundo e no Brasil;
·  Fundamento;
· A rádio e os patrocinadores;
· A rádio e o público-alvo;
· Constituição / Leis;
· Funções;
· Modalidades;
· Rádio: nomes que ficaram na história / personalidades;
· Produzindo informação (refletir sobre filmes, livros, leitura de imagem entre outros);

  • Vinhetas;
  • Noticias;
· Roteiro / Programação;
· Biblioteca de músicas e a internet (tipos de músicas, salvar em extensão mp3, wav; converter vídeos musicais do YouTube para músicas, entre outras atividades).
· Musicas: Popular Brasileira, Nativista, Gospel, entre outros;

. A Música e o Cantor x Grupo:
  • comportamento social, exemplo de vida (cantor vive?, usa drogas? Estuda?);
  • refletindo sobre as letras das músicas (a música que você gosta fala de drogas, sexo, prostituição, educação, conhecimento, política e outros);
  • Contexto em que foi escrita a música (tempo x ano, situação no país, tendências);
· Rádio Educativa.
  • Veículo Interdisciplinar
  • Cultura Participativa

Trabalhar:

·   A importância do saber ouvir;
·   A importância do saber falar;
·   Dicção;

·   Modalidades de texto (textos, hipertextos, vinhetas e etc.)
·   Interpretação de texto (leitura de imagens; interpretação de falas de filmes, compreensão de mensagens diversas);
·   Resumos;
·   Comentários;
·   Narrador
·   Relatos;
·   Contos;
·   Histórias e Estórias (ficção);
·   O compromisso com a verdade;
·   Dicas para um locutor.




Registro de Atividades



         No dia 26 de Março de 2013, tivemos nosso primeiro dia de oficina de rádio.

Objetivos: Conhecer um pouco os alunos (criar um laço afetivo), observar sua desenvoltura, dicção, capacidade criativa, suas habilidades e competências e, mais especificamente seus conhecimentos sobre pesquisa.

Materiais: Caderno, lápis; caixa de som, microfone; laboratório de informática, site de busca x pesquisa (Google).

Tipo de aula:  Prática

Carga Horária: 3h30m (manhã) e 3h (tarde).

Pela manha dos 19 alunos matriculados no projeto (no inicio) compareceram apenas 13 (os que estão em negrito). Atualmente o grupo dem 22 alunos. A turma é ótima!
  1. Andressa Machado
  2. Bruno da Rosa
  3. Dienifer Flores
  4. Francine Rafaeli Rodrigues Saraiva
  5. Jonas Ventura
  6. Kauê Gulart da Silva Silveira
  7. Kymberly Malaguês
  8. Lucas Kauã Lemos Teixeira
  9. Luiz Carlos Ferreira Dorndeles
  10. Luiz Henrique P. Brandi
  11. Marcelo Gabriel Ventura
  12. Michele Franco Franco
  13. Natalia Costa Pereira
  14. Natiele Lemy Paiva
  15. Renata Lemos Teixeira
  16. Richer Farias da Silva
  17. Rita Maria Santiago Gonçalves
  18. Roberta Perez Carvalho
  19. Sara Freitas Silveira
  20. Taciele A. Barbosa
  21. Thayssa Gagle dos Santos Lima
  22. Saimon de Lima Quintana
       Acredito que os que estavam ausentes (quem não estão em negrito) se dormiram, mas na próxima com certeza nos conheceremos pois o projeto perdoa somente duas faltas. Neste turno conseguimos nos apresentar e tivemos a oportunidade de nos conhecer um pouco, após fomos ao laboratório de informática onde realizamos nossa primeira busca sobre conceitos, características e fundamentos/propósitos de uma rádio. 
       Encerramos o período com uma proposta de formular cartazes para a aula que vem, bem ilustrativos, partindo dos conhecimentos adquiridos.
       Já a turma da tarde foi bem numerosa, tivemos de 37 matriculados, presentes um número total de 32 alunos (no dia 21/04 a turma já alcançava 40 alunos)conseguimos nos apresentar, e frente a realidade de que não conseguimos o uso do laboratório mais sedo, alguns alunos tiveram oportunidade de demonstrar seus talentos no exercício prático  narração de jogo, produção imediata de anúncios tais como noticias e propagandas (usou-se uma caixa de som e um microfone para o exercício), a seguir passamos ao laboratório e, como pela manha executou-se os procedimentos de pesquisa no propósito de ensinar aos alunos a buscar os conhecimentos, necessários, filtrando o essencial dos artigos encontrados.

  1. Ana Raquel Lacerda Carneiro Pinto
  2. Carlos F. S. Gonçalves
  3. Célio Batista Moreira
  4. Cristino Nunes de S. Freitas
  5. Deandra Rocha de Mello
  6. Denis Damiano Rodrigues Flores
  7. Deuza F. Dorneles
  8. Ezequiel Roberto Rodrigues Moura
  9. Hugo Andriel Lopes Gárcia
  10. Jaine Penha Tormam
  11. Jardel Jardim dos Santos
  12. Jean Vitor da Silva Souza
  13. Jeferson Lemos Paiva
  14. Jonathas G. Peres
  15. Juleiander Duarte da Conceição
  16. Karem Silva Lacerda
  17. Karina Brochado Perez
  18. Kaune Marina Almeida
  19. Kerolim T. Farias da Rocha
  20. Leandra Conceição Tavares
  21. Larissa Lemos Saraiva
  22. Luana Ransan
  23. Lenom Ramos
  24. Leonardo Pires
  25. Lucas Leite Abejaneda
  26. Luiz Gustavo F. da Rosa
  27. Maria Eduarda Pereira Martins
  28. Mateus Leite Abejaneda
  29. Natanael Carneiro Leite
  30. Nathã Lopes Gárcia
  31. Rafael Franco Alves
  32. Renan Camargo Faria
  33. Robson Barbiei
  34. Robson Henrique Alves
  35. Shayane Peres Vitória
  36. Thauana Robson
  37. Rodrigo Alves
  38. Diogo
  39. Thaís Costa Almeida
  40. Caroline S. Paiva
           Desta forma fica o registro da primeira aula da oficina e, também um pedido aos alunos inscritos que sigam o blog, e mantenham-se atentos, participando e comentando as colocações, os conteúdos sendo que toda a contribuição será aceita, as sugestões debatidas, e dentro do possível serão revistos tópicos a fim de melhorar a qualidade do ensino oferecido, e sobretudo, a fim de evitar duvidas sobre os conteúdos, datas e tarefas.

Auto-avaliação: Foi minha primeira experiência como professora de classe regular (já havia sido professora de crianças e adolescentes na igreja Assembleia de Deus, ministrando sobre a palavra de Deus). O tempo parecia que não passava nunca, desta forma teve-se que criar, desenvolver um plano de ação principalmente para  a turma da tarde, que recebeu uma atividade a mais que a da manhã, também porque neste período eu não havia marcado horário no laboratório com antecedência e só conseguimos o horário das 15h as 16h.
Não posso negar que fiquei um pouco nervosa, preocupada principalmente por a agitação dos alunos, dentre estes inclusive haviam alunos não muito amistosos (no turno da tarde), que pareciam já ter por hábito enfrentar professores e ter um comportamento inadequado.

Obs: Na avaliação das aulas da Oficina de Rádio, proposta nos dia 30 de julho e 6 de agosto, os alunos ao formularem seus relatórios não comentaram este dia, por isto tive a iniciativa de salvar estas informações em PDF, para oportunamente relembrar aos mesmos sobre o dia e tirar seu parecer, também será averiguado sobre os alunos listados a cima que no segundo semestre, permanecem na oficina. Uma forma de identificar o nível de satisfação dos alunos com as aulas.