Um desejo de manter viva a história das oficinas

Um desejo de manter viva a história das oficinas

quarta-feira, 27 de março de 2013

AFK - Interdisciplinar

Bom dia, Boa tarde, ou apenas Buenas :)
         Este espaço está disponível aos professores da Escola EMEF ANTÔNIO FUED KALIL, da Cidade de Bagé para interagir com a Rádio, sendo a proposta manter a direção da rádio informada dos conteúdos que estão sendo trabalhado com os alunos, também sobre projetos e festividades escolares. Desta forma o professor que desejar contribuir pode:
  • Informar conteúdos que serão trabalhados no semestre, no mês ou no dia, conforme desejar (Pode fazer uso deste blog como via para o aluno se preparar para ir à aula mais inteirado do que vai ser trabalhado; para informar tarefas ou solicitar leitura previa dos conteúdos entre outros);
  • Contar ou informar a rádio, de algo que ocorreu em aula - por exemplo "o professor surpreendeu-se com a sabedoria de certo aluno / contou hoje com a especial atenção do aluno "y" / Durante a aula tivemos a visita de um agente de ... ex.: saúde / entre outras noticias.
  • Divulgar projetos e eventos relacionados a datas festivas, IDEB Melhor entre outros.
  • Parabenizar alunos por seu aniversário, por seu desempenho, por sua criatividade entre outros.
  • Solicitar uma vinheta especial tipo chamada para que 'alunos compareçam' em aula ou festas e projetos; 
  • Solicitar um espaço em rádio para sua disciplina; e convocar a rádio para elaborar programação.
          Conforme Fazenda (2008, p.17-18), o movimento interdisciplinar refere-se ao "estabelecimento de novas e melhores parcerias", portanto é um ato ou processo de socialização. Historicamente no Brasil interdisciplinaridade em 1970 não apresentava um conceito definido, em 1980 seu enfoque era que método? em 1990, surgia a busca de uma teoria da interdisciplinaridade. Contudo foi em meados de 1960 que ela surgiu na França e na Itália.
         Para Bovo (2007) quando falamos em interdisciplinaridade fala-se em integração de disciplinas assim, o autor refere que "a interdisciplinaridade foi elaborada visando estabelecer um dialogo entre as diversas áreas do conhecimento científico". Desmembrando a palavra explica  "inter [...] tem o significado de troca, reciprocidade e disciplina de ensino, instrução, ciência. Logo, a interdsiciplinaridade pode ser compreendida como sendo a troca de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências, ou melhor áreas do conhecimento".
    Thiesen (2008) observa a discussão sobre interdisciplinaridade sob dois enfoques "o epistemológico e o pedagógico", no primeiro enfoque refere-se "ao conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas;  e o método como mediação entre o sujeito e a realidade" desta forma ela é observada em categorias. No segundo enfoque refere-se a uma discussão fundamentalmente sobre "questões de natureza curricular de ensino e de aprendizagem escolar".

REFERÊNCIAS:

BOVO, Marcos Clair. Interdisciplinaridade e Transversalidade como Dimensões da Ação Pedagógica. Revista Urutagua. Revista acadêmica Multidisciplinar. Quadrimestral Nº 7 - Ago/Set/Out/Nov - Maringá - Paraná - Brasil - ISSN 1519.6178. Disponível em:<http://www.urutagua.uem.br//007/07bovo.pdf> Acesso em 12 de Ago de 2013.

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. Campinas SP: Papirus 1994. 15ª Edição 2008. Disponível em:<http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=lESxUJsjE9YC&oi=fnd&pg=PA9&dq=PEDAGOGIA+INTERDISCIPLINAR&ots=-7xZt3frjK&sig=cz6V9MWrSSdlHFJp7lriZoBR_Ws#v=onepage&q=PEDAGOGIA%20INTERDISCIPLINAR&f=false> Acesso em 12 de Ago de 2013.

THIESEN,   Juarez da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador do processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação V.13 Nº 39 Set/Dez de 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/10.pdf> Acesso em 12 de Ago de 2013.

      No Projeto da "Oficina de Rádio", as abordagens a serem apresentadas no decorrer do ano letivo serão:

Rádio:

·  História: no mundo e no Brasil;
·  Fundamento;
· A rádio e os patrocinadores;
· A rádio e o público-alvo;
· Constituição / Leis;
· Funções;
· Modalidades;
· Rádio: nomes que ficaram na história / personalidades;
· Produzindo informação (refletir sobre filmes, livros, leitura de imagem entre outros);

  • Vinhetas;
  • Noticias;
· Roteiro / Programação;
· Biblioteca de músicas e a internet (tipos de músicas, salvar em extensão mp3, wav; converter vídeos musicais do YouTube para músicas, entre outras atividades).
· Musicas: Popular Brasileira, Nativista, Gospel, entre outros;

. A Música e o Cantor x Grupo:
  • comportamento social, exemplo de vida (cantor vive?, usa drogas? Estuda?);
  • refletindo sobre as letras das músicas (a música que você gosta fala de drogas, sexo, prostituição, educação, conhecimento, política e outros);
  • Contexto em que foi escrita a música (tempo x ano, situação no país, tendências);
· Rádio Educativa.
  • Veículo Interdisciplinar
  • Cultura Participativa

Trabalhar:

·   A importância do saber ouvir;
·   A importância do saber falar;
·   Dicção;

·   Modalidades de texto (textos, hipertextos, vinhetas e etc.)
·   Interpretação de texto (leitura de imagens; interpretação de falas de filmes, compreensão de mensagens diversas);
·   Resumos;
·   Comentários;
·   Narrador
·   Relatos;
·   Contos;
·   Histórias e Estórias (ficção);
·   O compromisso com a verdade;
·   Dicas para um locutor.




6 comentários: