Um desejo de manter viva a história das oficinas

Um desejo de manter viva a história das oficinas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Registro de Atividades



         No dia 26 de Março de 2013, tivemos nosso primeiro dia de oficina de rádio.

Objetivos: Conhecer um pouco os alunos (criar um laço afetivo), observar sua desenvoltura, dicção, capacidade criativa, suas habilidades e competências e, mais especificamente seus conhecimentos sobre pesquisa.

Materiais: Caderno, lápis; caixa de som, microfone; laboratório de informática, site de busca x pesquisa (Google).

Tipo de aula:  Prática

Carga Horária: 3h30m (manhã) e 3h (tarde).

Pela manha dos 19 alunos matriculados no projeto (no inicio) compareceram apenas 13 (os que estão em negrito). Atualmente o grupo dem 22 alunos. A turma é ótima!
  1. Andressa Machado
  2. Bruno da Rosa
  3. Dienifer Flores
  4. Francine Rafaeli Rodrigues Saraiva
  5. Jonas Ventura
  6. Kauê Gulart da Silva Silveira
  7. Kymberly Malaguês
  8. Lucas Kauã Lemos Teixeira
  9. Luiz Carlos Ferreira Dorndeles
  10. Luiz Henrique P. Brandi
  11. Marcelo Gabriel Ventura
  12. Michele Franco Franco
  13. Natalia Costa Pereira
  14. Natiele Lemy Paiva
  15. Renata Lemos Teixeira
  16. Richer Farias da Silva
  17. Rita Maria Santiago Gonçalves
  18. Roberta Perez Carvalho
  19. Sara Freitas Silveira
  20. Taciele A. Barbosa
  21. Thayssa Gagle dos Santos Lima
  22. Saimon de Lima Quintana
       Acredito que os que estavam ausentes (quem não estão em negrito) se dormiram, mas na próxima com certeza nos conheceremos pois o projeto perdoa somente duas faltas. Neste turno conseguimos nos apresentar e tivemos a oportunidade de nos conhecer um pouco, após fomos ao laboratório de informática onde realizamos nossa primeira busca sobre conceitos, características e fundamentos/propósitos de uma rádio. 
       Encerramos o período com uma proposta de formular cartazes para a aula que vem, bem ilustrativos, partindo dos conhecimentos adquiridos.
       Já a turma da tarde foi bem numerosa, tivemos de 37 matriculados, presentes um número total de 32 alunos (no dia 21/04 a turma já alcançava 40 alunos)conseguimos nos apresentar, e frente a realidade de que não conseguimos o uso do laboratório mais sedo, alguns alunos tiveram oportunidade de demonstrar seus talentos no exercício prático  narração de jogo, produção imediata de anúncios tais como noticias e propagandas (usou-se uma caixa de som e um microfone para o exercício), a seguir passamos ao laboratório e, como pela manha executou-se os procedimentos de pesquisa no propósito de ensinar aos alunos a buscar os conhecimentos, necessários, filtrando o essencial dos artigos encontrados.

  1. Ana Raquel Lacerda Carneiro Pinto
  2. Carlos F. S. Gonçalves
  3. Célio Batista Moreira
  4. Cristino Nunes de S. Freitas
  5. Deandra Rocha de Mello
  6. Denis Damiano Rodrigues Flores
  7. Deuza F. Dorneles
  8. Ezequiel Roberto Rodrigues Moura
  9. Hugo Andriel Lopes Gárcia
  10. Jaine Penha Tormam
  11. Jardel Jardim dos Santos
  12. Jean Vitor da Silva Souza
  13. Jeferson Lemos Paiva
  14. Jonathas G. Peres
  15. Juleiander Duarte da Conceição
  16. Karem Silva Lacerda
  17. Karina Brochado Perez
  18. Kaune Marina Almeida
  19. Kerolim T. Farias da Rocha
  20. Leandra Conceição Tavares
  21. Larissa Lemos Saraiva
  22. Luana Ransan
  23. Lenom Ramos
  24. Leonardo Pires
  25. Lucas Leite Abejaneda
  26. Luiz Gustavo F. da Rosa
  27. Maria Eduarda Pereira Martins
  28. Mateus Leite Abejaneda
  29. Natanael Carneiro Leite
  30. Nathã Lopes Gárcia
  31. Rafael Franco Alves
  32. Renan Camargo Faria
  33. Robson Barbiei
  34. Robson Henrique Alves
  35. Shayane Peres Vitória
  36. Thauana Robson
  37. Rodrigo Alves
  38. Diogo
  39. Thaís Costa Almeida
  40. Caroline S. Paiva
           Desta forma fica o registro da primeira aula da oficina e, também um pedido aos alunos inscritos que sigam o blog, e mantenham-se atentos, participando e comentando as colocações, os conteúdos sendo que toda a contribuição será aceita, as sugestões debatidas, e dentro do possível serão revistos tópicos a fim de melhorar a qualidade do ensino oferecido, e sobretudo, a fim de evitar duvidas sobre os conteúdos, datas e tarefas.

Auto-avaliação: Foi minha primeira experiência como professora de classe regular (já havia sido professora de crianças e adolescentes na igreja Assembleia de Deus, ministrando sobre a palavra de Deus). O tempo parecia que não passava nunca, desta forma teve-se que criar, desenvolver um plano de ação principalmente para  a turma da tarde, que recebeu uma atividade a mais que a da manhã, também porque neste período eu não havia marcado horário no laboratório com antecedência e só conseguimos o horário das 15h as 16h.
Não posso negar que fiquei um pouco nervosa, preocupada principalmente por a agitação dos alunos, dentre estes inclusive haviam alunos não muito amistosos (no turno da tarde), que pareciam já ter por hábito enfrentar professores e ter um comportamento inadequado.

Obs: Na avaliação das aulas da Oficina de Rádio, proposta nos dia 30 de julho e 6 de agosto, os alunos ao formularem seus relatórios não comentaram este dia, por isto tive a iniciativa de salvar estas informações em PDF, para oportunamente relembrar aos mesmos sobre o dia e tirar seu parecer, também será averiguado sobre os alunos listados a cima que no segundo semestre, permanecem na oficina. Uma forma de identificar o nível de satisfação dos alunos com as aulas.




8 comentários: