Um desejo de manter viva a história das oficinas

Um desejo de manter viva a história das oficinas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dia 25 de Julho de 2013



Muito embora dia 25 tenha se apresentado com um dia fechado, tivemos uma bela manhã, trabalhamos na biblioteca, as crianças e os adolescentes tiveram oportunidade de escolher uma história para ler, observando a proposta de avaliar o teor da história, e a qualidade das ilustrações, podendo se expressar através da escrita ou do desenho. 

Após conversamos sobre a obra, trocamos algumas ideias (eu e cada aluno em particular), também sobrou algum tempo para  os  alunos apresentaram seus cadernos para revisão de atividades passadas (igualmente trabalhadas em cima de  histórias). Logo após tentou-se assistir um filme "Corajosos", contudo por falta técnica, sendo inviável e ainda assim frente ao excelente rendimento aos alunos foi dado um tempo para jogos.


























Já no turno da tarde trabalhamos em cima do filme "Corajosos", pois neste turno disponibilizou-se um Data Show e um Notebook. 
A didática usada, foi: considerar uma divisão por partes do filme e parar em cada parte para uma análise reflexiva do que os alunos estavam percebendo do tema, tipo fatos importantes, temas levantados no filme, o que perceberam ser importante para o policial que correu atrás do ladrão de seu carro, o carro ou o bebê que estava no carro? Questionados foram também sobre a questão da competência profissional, poderiam os policiais fazerem melhor na caçada aos bandidos??? 
A ideia de apresentar este filme foi fazer com que os alunos refletissem sobre formas de atuação, resultados de posturas, a responsabilidade de se conhecer o que se esta fazendo ou ou trabalho em que se esta atuando, valores humanos, questões familiares e seu peso na vida ou no resultado da vida dos filhos.
Porque preferir um filho ao outro?? o que nos faz crer que existe fundamento para esta preferência? e quando se perde um irmão ou filho e só resta agora olhar para o outro "até então" de certa forma deixado de lado. O que Deus estaria nos ensinando?
Os jovens no começo se inquietaram com as paradas, logo ficaram mais atentos e começaram a prestar a atenção, pedi que falasse o que realmente pensavam porque seus pensamentos tinham valor, não queria frases feitas. Conseguia-nos desabafos, quando o horário terminou... acredito que apesar de alguns inconvenientes bem comuns aos que lutam contra o meditar, refletir questionar ou até desabafar, alguns de nossos alunos tiveram consciência do toque - desejado, a chamada do exercício, o objetivo.
É preciso despertar valores, considerar o que é importante, refletir sobre nossos atos e as consequências deles, e sobretudo considerar "DEUS EXISTE e esta vendo a todos, e a todos pode ajudar".





Foram necessárias mais duas aulas para terminar de assistir e discutir o filme "Corajosos", foi uma experiência comovente esta aula, para mim e para muitos dos alunos, com raras exceções. Houveram lagrimas, em momentos, perplexidade e questionamentos diversos.
Primeira parte do filme:

  • Por que o policial mudou-se de cidade?
  • Por que ele considerou importante alcançar o seu carro e livrá-lo do ladrão?
  • O ponto de vista de um policial era inverso ao outro quando referiu-se ao dia ser um "dia mau", o que eles achavam disto??? então um dia não pode ser considerado maus porque nos trouxe uma problemática? 
  • O que eles acham da conclusão que o policial chegou sobre o interesse dos garotos a sua filha??
  • Qual a diferença entre "uma mulher" e uma "mocinha"?
  • Quais as vantagens de se obedecer os pais?
  • Ser livre é mais importante do que ter a proteção e o apoio dos pais?
  • Quando se tem dois filhos é correto se tratar melhor a um do que a outro???
  • Poderia  a perda da menina ser uma forma de chamar a atenção dos pais para o menino?
  • O policial era convidado para correr com seu filho, ele na sua profissão precisaria de folego para correr? corridas não melhorariam seu estado físico?
  • Na primeira atuação da equipe de policiais quais falhas os alunos observaram?
  • Um novato não sabia os nomes das ruas da cidade, isto é correto??? a seleção para contratação deste policial não deveria constar este tópico??
  • A perda de uma filha gerou uma preocupação do policial em ser um pai segundo o coração de Deus, e também graças a isto ele e seus amigos fizeram um juramento para conduzir seus filhos no caminho do Senhor?
  • O marceneiro continuamente falava com Deus, Deus o ouvia de que forma lhe respondia?
  • Existem coincidência para uma pessoa que clama a Deus? ou seria resposta de Deus?
  • Que mudanças foram percebidas nos jovens e nas famílias durante o filme?
  • Observou-se o zelo, o cuidado dos policiais em manter seu amigo marceneiro longe da mira dos assaltantes??
  • Um jovem decide fazer parte de uma gang para sentir-se forte e seguro, mais homem, que vocês acham disto???
  • Estranho não, o jovem ter que levar uma surra para se tornar um membro da família em uma gang?
  • O crime compensa? roubar é a solução para obter melhores salários??
  • A justiça de Deus assemelha-se a justiça dos homens? acredita que há pecado sem consequências? 
  • Bons amigos influenciam na formação de um caráter?
  • Filhos tem maiores condições de se tornarem marginais quando abandonados por seus pais? por que? por que dentre os policiais tivemos um que não conheceu seu pai, por que ele não virou um marginal?
  • Esta contatação por parte da direção policial trouxe reflexão e preocupação a um policial que não assumira sua filha?
  • Pesou mais a constatação da direção da policia ou a palavra de Deus?
  • Como vocês acham que este policial sentia-se antes, e sentiu-se depois de assumir sua filha?
Muitos forma os enfoques, grandes discussões e surpresa fiquei que no turno da tarde, a turma que era a maior entrou em uma reflexão em grupo e conversaram civilizadamente sobre os enfoques respeitando os pensamentos e posicionamentos dos outros. Questões não levantadas surgiram tais como "um homem pode achar a camisa de outro bonita e não ser gay?"  Refletimos sobre valores, questões éticas e posicionamentos e ficou um desafio, os alunos teriam que anunciar o filme na rádio AFK, como o fariam???
e ai jovens refrescaram a cabeça?? me devem esta??? esta questão é feito uma bola picando no meio do campo... tudo foi importante, mas agora... para a rádio o importante é divulgar este filme a ponto de fazer nossos ouvintes desejar vê-lo... E nosso relatório de aula sobre estas aulas relativas ao filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário