Conforme declarado no Facebook da Oficina de Rádio, tivemos um belíssimo retorno às aulas, repleto de expectativas, considerando o retorno dos alunos "equipados com netbooks" imaginou-se que abriam-se mais opções para gerar aulas criativas e inovados.
No dia 30, portanto seus nets, os alunos trabalharam a elaboração de um relatório sobre o que foi feito no semestre passado.
Registrou-se que os alunos que estiveram em aula gostaram muito por especialmente poderem trabalhar com a sua nova ferramenta. A experiência do relatório, gerou outros conhecimentos, tais como salvar o arquivo no pen drive, em extensão definida (.doc) escolheram a fonte de trabalho (tipo e numero) e se alegraram com a abertura x busca por um relatório dotado de sinceridade.
Contudo foram poucos os alunos que participaram deste primeiro dia, não sei se valeram-se da ideia de que no primeiro dia de aula tudo é perdoável:) mas creio que logo voltarão a rotina.
Este semestre com certeza alguns terão liberdade de trabalhar diretamente a manutenção do blog, se assim o desejarem, inclusive auxiliando à alguns professores na postagem de trabalhos.
No ECA - um dos princípios de ensino esta no repassar o conhecimento ou seja fornecer aos alunos a possibilidade de ensinar. O projeto do UCA viabiliza que isto se faça possível, considerando que os alunos estando equipados deverão aprender como lidar com as tecnologias.
Foi com esta frase "Acredito que haverá para muitos alunos, um maior amadurecimento, claro sempre considera-se exceções, temos que estar preparados para tudo" que fechei o comentário da primeira aula, mas logo no segundo dia teve-se um pouco de receio e considerou-se a precipitação sobre o esperado.
Os relatórios produzidos foram insuficientes, os alunos apresentam dificuldades no manuseio de seus netbooks com relação a teclar com agilidade, a trabalhar e editoração de texto, confundem-se com as teclas, alguns não conseguem entender ainda o sistema de correção que o editor contém e inclusive teve um aluno que não aceitou palavras escritas erradas, ou seja sublinhadas em vermelho, mas também não buscou a forma certa.
Considero que é difícil para alguns adolescentes trabalharem com a correção x critica, sim o sistema do editor aponta o erro, isto é uma forma de critica realizada indiretamente - necessária para o crescimento do aluno o alerta sobre estar "escrevendo errado", o que deveria ser percebido como uma vantagem, e trazer maior segurança na produção de textos despontou como um mecanismo revoltante "Claro que não para todos os alunos", um deles até adotou escrever os textos todo em letra maiúscula fazendo-se sem entendimento quando questionado sobre preferir a modalidade porque nesta o erro não é apontado.
Em contrapartida: Também teve-se grande surpresa em dois ou três alunos que buscavam manter uma formatação na editoração de seu relatório, cuidando de usar o recurso da correção de erro de português, vendo-o como vantagem.
A fim de que os alunos produzissem um relatório mais completo para se formular um novo plano de aula, observou-se algumas dicas:
Teve-se também por iniciativa dividir a turma da tarde em 3 horários, distintos, considerando que os alunos necessitam de maior atenção nesta nova etapa do trabalho de oficina de rádio, assim temos uma turma das 13h as 14, outra das 14h as 15, e a ultima turma das 15 as 16h, o procedimento também foi realizado considerando a separação dos alunos por interesse de forma que uns não atrapalhassem o crescimento dos outros. No segundo horário tivemos a presença de apenas dois alunos, contudo considero válida a iniciativa visto que a estes foi proporcionado um atendimento mais especifico particular, diferenciado.


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