Um desejo de manter viva a história das oficinas

Um desejo de manter viva a história das oficinas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Até aqui foi postagens mas visite as páginas

Boa tarde a todos! até aqui hoje postou-se pareceres sobre as duas primeiras aulas do semestre, contudo entre visitas ao facebook de Professora Elisângela Palma, Supervisora Daici Freire, e Diretora Magda Rocha, fez-se manutenção nas páginas:

Cantinho da Diretora Magda Rocha
Cantinho da Supervisora Daici Freire
Cantinho do EJA Prof.ª Édi
Preparando um Cantinho para Pré I e Pré II
Cantinho da Professora Elisângela Palma

E ai, aluno da AFK, você já sabe a diferença de uma postagem para uma página em um Blog?
O desafio continua em evidência.

Teve-se um plano "B" de aula.

Para o dia 06 de Agosto de 2013, elaborou-se um plano "B" de aula, considerando-se duas possibilidades, uma que tivéssemos alunos interessados que produziriam um relatório satisfatório, completo e estariam então sem "nada por fazer", ou que encontrássemos forte relutância na elaboração do relatório, e assim acredito que deveria eu produzir uma forma de que estes dessem seu parecer sem o perceber, também considerou-se o fato de não termos acesso a internet, porque para a efetiva realização do relatório foi sugerido que os alunos visitassem o blog, considerando que não lembravam-se de todas as aulas que foram dadas, e inclusive que em alguns casos alguns alunos, não teriam participados de todas as aulas, assim  elaborou-se o plano "B":



AULA02 – 2º Semestre de 2013 – PLANO “B”

Bom dia e Boa tarde a todos os alunos da oficina de Rádio, do EMEF Fued Kalil. Espero que todos gostem das aulas preparadas para este dia e aproveitem bem estes momentos de “produção de conhecimento”
Quando o professor elabora uma aula diz-se que ele fez um “plano de aula”, ele planejou aula para sua classe.
No dia 05 de agosto, ou seja, ontem, em curso de formação de professores, frente a um instrutor do UCA, fomos orientados a elaborar até 3 planos de aula nesta nova etapa em que você recebeu um netbook para trabalhar e se você esta no plano “B” ocorreu que “estamos sem internet”, com “internet lenta”, ou que a primeira atividade já foi realizada e nos sobrou um tempinho.

Pensando no relatório que foi proposto da ultima aula, dia 30 de Julho, onde teve-se apenas dois alunos que foram mais minuciosos no seu relato x parecer sobre o semestre passado, neste plano de aula decidi auxilia-los a montagem de um relatório.
Neste novo plano de aula, salvaram-se alguns (6 = Seis) sites que abordam a oficina de rádio, em uma pasta denominada “RadiosEducativasNoMundo”. Textos que anunciam a oficina de rádio em distintos municípios, apresentando objetivos, metas e algumas realizações.

Dentre estes temos o:

Blog: “A” = Projeto Rádio Pela Educação, lançado pela Diocese de Santarém em parceria com a SMED <http://radiopelaeducacao.blogspot.com.br/p/o-que-e-o-projeto-radio-pela-educacao_4771.html>;
Blog: “B”= Projeto Rádio Pela Educação que refere-se a uma nova abordagem do mesmo Município, onde esta disposto o tempo da rádio, e os programas que compõem a programação da oficina de rádio. <http://radiopelaeducacao.blogspot.com.br/p/o-para-ouvir-e-aprender_26.html>;
Blog: “C” = Oficina de Rádio Escolar. Projeto Mais Educação Escola Municipal Duque de Caxias. < http://maiseducacaovacaria.blogspot.com.br/p/oficina-de-radio-escolar.html >;
Site: “D” = Projeto Rádio Pela Educação: Ações do projeto < http://radiopelaeducacao.wordpress.com/o-programa-para-ouvir-e-aprender/ >;
Site: “E” = Projeto Rádio Pela Educação: Destaques do programa para ouvir e aprender desta quarta-feira <http://radiopelaeducacao.wordpress.com/>;
Blog: “F” = Oficina de Rádio: Escola Municipal José Ovídeo Guerra.Eldorado. <http://emjogmaiseducacao.blogspot.com.br/search/label/OFICINA%20DE%20R%C3%81DIO >;  

Desenvolvimento da atividade:
Para realizar esta atividade aconselha-se desenvolve-la em três etapas

1     Leitura de todos os Blogs/Sites apresentados: uma breve leitura;
2     Seleção de no mínimo 3 dos arquivos lidos, observando parâmetros de análise, por exemplo :

a)    analisado o fundamento da matéria (noticia) em relação a nossa realidade sobre a oficina de rádio – o que no texto chamou a atenção do aluno no sentido de ajudar-nos a melhorar o blog da oficina de rádio.
b)    analisando as informações extraídas considerando sua relevância (muito baixa, baixa, alta, ou muito alta), neste sentido o aluno vai levantar uma critica sobre o conteúdo dos sites e a seguir frente a estes conhecimentos vai comparar o conteúdo destes seus avanços, ao conteúdo do que até então foi postado no blog da rádio AFK.

3     Análise minuciosa por tópico, descrição do parecer do aluno sobre o site/blog
4     Desenvolver uma ideia do que acredita que deva ter em um blog de rádio;


Das primeiras aulas do 2º Semestres 2013 "30 de Jul e 06 de Agosto.

REGISTRO DE ATIVIDADES

Conforme declarado no Facebook da Oficina de Rádio,  tivemos um belíssimo retorno às aulas, repleto de expectativas, considerando o retorno dos alunos "equipados com netbooks" imaginou-se que abriam-se  mais opções para gerar aulas criativas e inovados. 
No dia 30, portanto seus nets, os alunos trabalharam a elaboração de um relatório sobre o que foi feito no semestre passado.
Registrou-se que os alunos que estiveram em aula gostaram muito por especialmente poderem trabalhar com a sua nova ferramenta. A experiência do relatório, gerou outros conhecimentos, tais como salvar o arquivo no pen drive, em extensão definida (.doc) escolheram a fonte de trabalho (tipo e numero) e se alegraram com a abertura x busca por um relatório dotado de sinceridade. 
Contudo foram poucos os alunos que participaram deste primeiro dia, não sei se valeram-se da ideia de que no primeiro dia de aula tudo é perdoável:) mas creio que logo voltarão a rotina.

Este semestre com certeza alguns terão liberdade de trabalhar diretamente a manutenção do blog, se assim o desejarem, inclusive auxiliando à alguns professores na postagem de trabalhos. 
No ECA - um dos princípios de ensino esta no repassar o conhecimento ou seja fornecer aos alunos a possibilidade de ensinar. O projeto do UCA viabiliza que isto se faça possível, considerando que os alunos estando equipados deverão aprender como lidar com as tecnologias.

Foi com esta frase "Acredito que haverá para muitos alunos, um maior amadurecimento, claro sempre considera-se exceções, temos que estar preparados para tudo" que fechei o comentário da primeira aula, mas logo no segundo dia teve-se um pouco de receio e considerou-se a precipitação sobre o esperado.

Os relatórios produzidos foram insuficientes, os alunos apresentam dificuldades no manuseio de seus netbooks com relação a teclar com agilidade, a trabalhar e editoração de texto, confundem-se com as teclas, alguns não conseguem entender ainda o sistema de correção que o editor contém e inclusive teve um aluno que não aceitou palavras escritas erradas, ou seja sublinhadas em vermelho, mas também não buscou a forma certa.

Considero que é difícil para alguns adolescentes trabalharem com a correção x critica, sim o sistema do editor aponta o erro, isto é uma forma de critica realizada indiretamente - necessária para o crescimento do aluno o alerta sobre estar "escrevendo errado", o que deveria ser percebido como uma vantagem, e trazer maior segurança na produção de textos despontou como um mecanismo revoltante "Claro que não para todos os alunos", um deles até adotou escrever os textos todo em letra maiúscula fazendo-se sem entendimento quando questionado sobre preferir a modalidade porque nesta o erro não é apontado.

Em contrapartida: Também teve-se grande surpresa em dois ou três alunos que buscavam manter uma formatação na editoração de seu relatório, cuidando de usar o recurso da correção de erro de português, vendo-o como vantagem.

A fim de que os alunos produzissem um relatório mais completo para se formular um novo plano de aula, observou-se algumas dicas:

Teve-se também por iniciativa dividir a turma da tarde em 3 horários, distintos, considerando que os alunos necessitam de maior atenção nesta nova etapa do trabalho de oficina de rádio, assim temos uma turma das 13h as 14, outra das 14h as 15, e a ultima turma das 15 as 16h, o procedimento também foi realizado considerando a separação dos alunos por interesse de forma que uns não atrapalhassem o crescimento dos outros. No segundo horário tivemos a presença de apenas dois alunos, contudo considero válida a iniciativa visto que a estes foi proporcionado um atendimento mais especifico  particular,  diferenciado.