Um desejo de manter viva a história das oficinas

Um desejo de manter viva a história das oficinas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Teve-se um plano "B" de aula.

Para o dia 06 de Agosto de 2013, elaborou-se um plano "B" de aula, considerando-se duas possibilidades, uma que tivéssemos alunos interessados que produziriam um relatório satisfatório, completo e estariam então sem "nada por fazer", ou que encontrássemos forte relutância na elaboração do relatório, e assim acredito que deveria eu produzir uma forma de que estes dessem seu parecer sem o perceber, também considerou-se o fato de não termos acesso a internet, porque para a efetiva realização do relatório foi sugerido que os alunos visitassem o blog, considerando que não lembravam-se de todas as aulas que foram dadas, e inclusive que em alguns casos alguns alunos, não teriam participados de todas as aulas, assim  elaborou-se o plano "B":



AULA02 – 2º Semestre de 2013 – PLANO “B”

Bom dia e Boa tarde a todos os alunos da oficina de Rádio, do EMEF Fued Kalil. Espero que todos gostem das aulas preparadas para este dia e aproveitem bem estes momentos de “produção de conhecimento”
Quando o professor elabora uma aula diz-se que ele fez um “plano de aula”, ele planejou aula para sua classe.
No dia 05 de agosto, ou seja, ontem, em curso de formação de professores, frente a um instrutor do UCA, fomos orientados a elaborar até 3 planos de aula nesta nova etapa em que você recebeu um netbook para trabalhar e se você esta no plano “B” ocorreu que “estamos sem internet”, com “internet lenta”, ou que a primeira atividade já foi realizada e nos sobrou um tempinho.

Pensando no relatório que foi proposto da ultima aula, dia 30 de Julho, onde teve-se apenas dois alunos que foram mais minuciosos no seu relato x parecer sobre o semestre passado, neste plano de aula decidi auxilia-los a montagem de um relatório.
Neste novo plano de aula, salvaram-se alguns (6 = Seis) sites que abordam a oficina de rádio, em uma pasta denominada “RadiosEducativasNoMundo”. Textos que anunciam a oficina de rádio em distintos municípios, apresentando objetivos, metas e algumas realizações.

Dentre estes temos o:

Blog: “A” = Projeto Rádio Pela Educação, lançado pela Diocese de Santarém em parceria com a SMED <http://radiopelaeducacao.blogspot.com.br/p/o-que-e-o-projeto-radio-pela-educacao_4771.html>;
Blog: “B”= Projeto Rádio Pela Educação que refere-se a uma nova abordagem do mesmo Município, onde esta disposto o tempo da rádio, e os programas que compõem a programação da oficina de rádio. <http://radiopelaeducacao.blogspot.com.br/p/o-para-ouvir-e-aprender_26.html>;
Blog: “C” = Oficina de Rádio Escolar. Projeto Mais Educação Escola Municipal Duque de Caxias. < http://maiseducacaovacaria.blogspot.com.br/p/oficina-de-radio-escolar.html >;
Site: “D” = Projeto Rádio Pela Educação: Ações do projeto < http://radiopelaeducacao.wordpress.com/o-programa-para-ouvir-e-aprender/ >;
Site: “E” = Projeto Rádio Pela Educação: Destaques do programa para ouvir e aprender desta quarta-feira <http://radiopelaeducacao.wordpress.com/>;
Blog: “F” = Oficina de Rádio: Escola Municipal José Ovídeo Guerra.Eldorado. <http://emjogmaiseducacao.blogspot.com.br/search/label/OFICINA%20DE%20R%C3%81DIO >;  

Desenvolvimento da atividade:
Para realizar esta atividade aconselha-se desenvolve-la em três etapas

1     Leitura de todos os Blogs/Sites apresentados: uma breve leitura;
2     Seleção de no mínimo 3 dos arquivos lidos, observando parâmetros de análise, por exemplo :

a)    analisado o fundamento da matéria (noticia) em relação a nossa realidade sobre a oficina de rádio – o que no texto chamou a atenção do aluno no sentido de ajudar-nos a melhorar o blog da oficina de rádio.
b)    analisando as informações extraídas considerando sua relevância (muito baixa, baixa, alta, ou muito alta), neste sentido o aluno vai levantar uma critica sobre o conteúdo dos sites e a seguir frente a estes conhecimentos vai comparar o conteúdo destes seus avanços, ao conteúdo do que até então foi postado no blog da rádio AFK.

3     Análise minuciosa por tópico, descrição do parecer do aluno sobre o site/blog
4     Desenvolver uma ideia do que acredita que deva ter em um blog de rádio;


Nenhum comentário:

Postar um comentário