Bom dia, Boa tarde, ou apenas Buenas :)
Este espaço está disponível aos professores da Escola EMEF ANTÔNIO FUED KALIL, da Cidade de Bagé para interagir com a Rádio, sendo a proposta manter a direção da rádio informada dos conteúdos que estão sendo trabalhado com os alunos, também sobre projetos e festividades escolares. Desta forma o professor que desejar contribuir pode:
- Informar conteúdos que serão trabalhados no semestre, no mês ou no dia, conforme desejar (Pode fazer uso deste blog como via para o aluno se preparar para ir à aula mais inteirado do que vai ser trabalhado; para informar tarefas ou solicitar leitura previa dos conteúdos entre outros);
- Contar ou informar a rádio, de algo que ocorreu em aula - por exemplo "o professor surpreendeu-se com a sabedoria de certo aluno / contou hoje com a especial atenção do aluno "y" / Durante a aula tivemos a visita de um agente de ... ex.: saúde / entre outras noticias.
- Divulgar projetos e eventos relacionados a datas festivas, IDEB Melhor entre outros.
- Parabenizar alunos por seu aniversário, por seu desempenho, por sua criatividade entre outros.
- Solicitar uma vinheta especial tipo chamada para que 'alunos compareçam' em aula ou festas e projetos;
- Solicitar um espaço em rádio para sua disciplina; e convocar a rádio para elaborar programação.
Conforme Fazenda (2008, p.17-18), o movimento interdisciplinar refere-se ao "estabelecimento de novas e melhores parcerias", portanto é um ato ou processo de socialização. Historicamente no Brasil interdisciplinaridade em 1970 não apresentava um conceito definido, em 1980 seu enfoque era que método? em 1990, surgia a busca de uma teoria da interdisciplinaridade. Contudo foi em meados de 1960 que ela surgiu na França e na Itália.
Para Bovo (2007) quando falamos em interdisciplinaridade fala-se em integração de disciplinas assim, o autor refere que "a interdisciplinaridade foi elaborada visando estabelecer um dialogo entre as diversas áreas do conhecimento científico". Desmembrando a palavra explica "inter [...] tem o significado de troca, reciprocidade e disciplina de ensino, instrução, ciência. Logo, a interdsiciplinaridade pode ser compreendida como sendo a troca de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências, ou melhor áreas do conhecimento".
Thiesen (2008) observa a discussão sobre interdisciplinaridade sob dois enfoques "o epistemológico e o pedagógico", no primeiro enfoque refere-se "ao conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade" desta forma ela é observada em categorias. No segundo enfoque refere-se a uma discussão fundamentalmente sobre "questões de natureza curricular de ensino e de aprendizagem escolar".
REFERÊNCIAS:
BOVO, Marcos Clair. Interdisciplinaridade e Transversalidade como Dimensões da Ação Pedagógica. Revista Urutagua. Revista acadêmica Multidisciplinar. Quadrimestral Nº 7 - Ago/Set/Out/Nov - Maringá - Paraná - Brasil - ISSN 1519.6178. Disponível em:<http://www.urutagua.uem.br//007/07bovo.pdf> Acesso em 12 de Ago de 2013.
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. Campinas SP: Papirus 1994. 15ª Edição 2008. Disponível em:<http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=lESxUJsjE9YC&oi=fnd&pg=PA9&dq=PEDAGOGIA+INTERDISCIPLINAR&ots=-7xZt3frjK&sig=cz6V9MWrSSdlHFJp7lriZoBR_Ws#v=onepage&q=PEDAGOGIA%20INTERDISCIPLINAR&f=false> Acesso em 12 de Ago de 2013.
THIESEN, Juarez da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador do processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação V.13 Nº 39 Set/Dez de 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/10.pdf> Acesso em 12 de Ago de 2013.
No Projeto da "Oficina de Rádio", as abordagens a serem apresentadas no decorrer do ano letivo serão:
Rádio:
· História: no mundo e no Brasil;
· Fundamento;
· A rádio e os patrocinadores;
· A rádio e o público-alvo;
· Constituição / Leis;
· Funções;
· Modalidades;
· Rádio: nomes que ficaram na história / personalidades;
· Produzindo informação (refletir sobre filmes, livros, leitura de imagem entre outros);
- Vinhetas;
- Noticias;
· Biblioteca de músicas e a internet (tipos de músicas, salvar em extensão mp3, wav; converter vídeos musicais do YouTube para músicas, entre outras atividades).
· Musicas: Popular Brasileira, Nativista, Gospel, entre outros;
. A Música e o Cantor x Grupo:
- comportamento social, exemplo de vida (cantor vive?, usa drogas? Estuda?);
- refletindo sobre as letras das músicas (a música que você gosta fala de drogas, sexo, prostituição, educação, conhecimento, política e outros);
- Contexto em que foi escrita a música (tempo x ano, situação no país, tendências);
- Veículo Interdisciplinar
- Cultura Participativa
Trabalhar:
· A importância do saber ouvir;
· A importância do saber falar;
· Dicção;
· Modalidades de texto (textos, hipertextos, vinhetas e etc.)
· Interpretação de texto (leitura de imagens; interpretação de falas de filmes, compreensão de mensagens diversas);
· Resumos;
· Comentários;
· Narrador
· Relatos;
· Contos;
· Histórias e Estórias (ficção);
· O compromisso com a verdade;
· Dicas para um locutor.
Assim o pessoal pode visualizar o nosso trabalho! =]
ResponderExcluirQuerem saber melhor o que é interdisciplinaridade? visite estes documentos:
ResponderExcluirhttp://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/186/103
http://www.scielo.br/pdf/%0D/icse/v9n18/a05v9n18.pdf
ta muito legal esse blog
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirMuito legal
ResponderExcluir