Pela manha tivemos a contribuição das jovens estagiárias Jéssica, Renata e Fernanda, mas não foi colocada a opção de escolha nem aos alunos nem as estagiárias, visto que o tempo que tínhamos para a oficina daria para cobrir as três atividades propostas, mesmo porque foi estipulado que visitaríamos 20 famílias pela manha e 20 pela tarde (entre eu a Diretora = considerando o número de cópias do fomulário de pesquisa). Assim dividimos a turma de forma que pudéssemos ao menos percorrer duas ruas.
Infelizmente a rádio comunitária local, mais próxima da Escola, não estava funcionando pela manhã. Também no grupo tínhamos Jéssica e Roberta meio indispostas no que se refere a saúde. Apesar de termos conseguido uma maquina fotográfica para registro das atividades, isto não foi feito. A manhã estava fria, muitos cachorros nas ruas não favoreceram uma pesquisa tranquila, mas alcançou-se 20 famílias. A equipe que se encontrava sobre o comando das estagiárias terminou mais cedo que a nossa. A turma da manhã é constituída de crianças menores, a tarde já tem-se adolescentes em aula. A realidade do que se planeja nem sempre acontece por causa de fatores que não se conta na elaboração do plano de aula, tais como controle/domínio de turma entre outros.
A tarde tivemos na primeira aula, laboratório e foi conversado sobre duvidas para postagens do blog, também foram feitos e-mails de alguns alunos que não tinham. A segunda turma que era dos alunos maiores coube a pesquisa de campo e a visita a rádio.
A primeira coisa que fizemos foi mesmo ir a rádio, mas nos foi informado que a rádio teria sido impedida de continuar suas atividades, conforme a ANATEL, tendo na qualidade de rádio comunitária que oferecer primeiramente 10 anos de atividades junto a comunidade. Assim a rádio cedeu a sua sede para a elaboração de curso gratuito de bonecas, que oferece 12 vagas mas atualmente tem 16 alunos, conforme nos informaram as funcionárias da prefeitura responsáveis por a ministração destas aulas, que pode-se contemplar na foto a baixo.
A seguir, saiu-se para a pesquisa de campo, e os adolescentes a princípio demonstraram resistência, sendo que eu realizei as duas primeiras entrevistas, logo estavam disputando quem fariam as próximas, e já mais a vontade e até mesmo empolgados os alunos auxiliaram no preenchimento de mais 20 entrevistas. todas ocorridas na rua que passa em frente a EMEF Antônio Fued Kalil. A comunidade foi receptiva e contribuíram com os jovens respondendo as questões e inclusive permitiram o registro de fotos.
Por fim, posso concluir que foi uma experiência maravilhosa, nossos bem humorados alunos, conversaram com os moradores da comunidade, e pode se contemplar um passo a caminho do que se chama cultura participativa, ainda fez-se convites para os moradores para a festa julina, e alguns moradores comentaram a atuação da Oficina no ambiente virtual do facebook, e do blog, elogiando o trabalho.
Logo tenho previsto a apresentação dos resultados, contudo compreende-se que em geral todos gostam de música mas dentre os pesquisados prevaleceu os estilos sertaneja, gaúcha, nativa com um índice de moradores se destacando para o meio gospel. Também compreendeu-se que a maioria dos moradores possuem 2 aparelhos de rádio, ouvem pela manha, porque trabalham a tarde e noite. Preferem rádio FM, não tiveram o prazer de ouvir o primeiro dia da inauguração da rádio, e em grande parte foram ex-alunos da EMEF, e agora participam das atividades da escola por que seus filhos são matriculados nela.
























Queria parabenizar a monitora do Programa Mais Educação Rádio Escolar pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo nesta oficina,e fazer um pedido especial aos nossos alunos e comunidade escolar que participem do blog deixando suas sugestões e interagindo com a rádio.Aos alunos envolvidos na pesquisa parabéns!!!!
ResponderExcluir