Objetivos: Despertar maior atenção nos enunciados dos problemas propostos; Promover uma memorização da história do rádio; trabalhar as palavras individualmente, favorecendo o conhecimento x compreensão da grafia; estratégia de alfabetização.
Método: Escolha e aplicação de um texto único, de simples leitura; desenvolva um Jogo caça palavras (de quatro formas diferenciadas, ou seja com palavras diferentes a buscar e quando forem iguais que se encontrem em lugares diferentes); Desenvolva duas questões de simples reposta (para cada 4 grupos as questões devem ser diferentes entre os grupos); Desenvolva 3 exercícios sendo que caberá ao grupo escolher apenas a uma das opções no exercício/prático de uma democracia.
Descrição da aula : O mesmo texto foi trabalhado de 4 formas diferentes, no propósito de que os grupos não copiem atividades entre eles, e também de romper com a ideia de "mesmice", pois ao longo do tempo em que estou trabalhando na oficina de rádio, percebi que os alunos tem por lógica que todas as questões devem ter a mesma resposta, chegando até mesmo a não verem necessidade de ler o enunciado dos problemas elaborados.Vamos ver a primeira opção:
História do Rádio
O Rádio: Definição e Características:
O rádio é um veículo de comunicação, baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas, em diversas frequências. Ele pode ser caracterizado como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio: voz (locução) e música.
O rádio entre os meios de comunicação em massa, pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público, não só no Brasil mas no mundo, isso pela capacidade que o homem tem em ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de interromper as suas atividades e se dedicar exclusivamente à audição.
Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui aproximadamente 3.000 emissoras de rádio, sendo distribuídas aproximadamente em 50% para AM e FM.
Como todo meio de massa, a comunicação pode ser caracterizada como pública, transitória e rápida. Ela é pública, porque, na medida em que as mensagens não são endereçadas a ninguém em particular, seu conteúdo está aberto ao critério público. Rápida porque as mensagens são endereçadas para atingir grande audiência em tempo relativamente curto, ou mesmo simultaneamente. Transitória, pois a intenção é de que sejam consumidas imediatamente, não se destinando a registros permanentes, naturalmente há exceções, como filmotecas, gravações e etc.
Como um bom observador você vai verificar que há algumas palavras no texto que foram grifadas em negrito, ou seja estão mais fortes (escuras), pois bem estas palavras deverão ser procuradas em um jogo bem conhecido chamado caça palavras, como vê-se a baixo. Assim, este exercício é aplicado a um grupo de no máximo cinco crianças, tem uma regra especial, as palavras que serão buscadas devem ser essencialmente as que estão em negrito no texto a cima, e elas devem estar no caça-palavras escritas corretamente, com todos os acentos que a cada palavra cabe. A cima do caça-palavras é descrito o enunciado do exercício.

Em seguida :O grupo deve ler a história, e juntos formularem a resposta as duas primeiras questões abaixo:
1. O que é o rádio?
2. Como é caracterizada a comunicação em massa?
1. Por que a rádio é considerada o meio de comunicação mais
popular?
Procure as palavras que se encontram em negrito no texto acima dentro do quadrado a baixo

Em seguida :O grupo deve ler a história, e juntos formularem a resposta as duas primeiras questões abaixo:
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
O
grupo deve escolher entre:
a) Desenvolver
uma história a partir do texto apresentado à cima, ou seja, o aluno deve ler o
texto e em suas palavras contar o que está no texto. Pode usar sinônimos
(palavras com o mesmo significado).
b) desenvolver
uma história escrita, que poderá ser
contata no rádio;
c) desenvolver
uma história em quadrinhos para ser contada no rádio (o locutor deverá a partir
dos desenhos poder contar uma história).
PARA OS OUTROS GRUPOS FORAM ELABORADAS AS ATIVIDADES A BAIXO
PARA OS OUTROS GRUPOS FORAM ELABORADAS AS ATIVIDADES A BAIXO
EM
GRUPO de 5 alunos:
O grupo deve ler
a história, e juntos formularem a resposta as duas primeiras questões abaixo:
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2. Quando dizemos que a comunicação pode ser considerada
pública transitória e rápida, o que queremos dizer?
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
O grupo deve escolher entre
a) Procurar
o significado das palavras
Difusão
..................................................................................................................
Sonoras
.................................................................................................................
Eletromagnéticas
..................................................................................................
Frequências
..........................................................................................................
Essencialmente
.....................................................................................................
Auditivo
.................................................................................................................
Combinação
..........................................................................................................
Binômio
.................................................................................................................
b) Contar;
Quantas
letras “A” tem no quadrado apresentado a cima? E no texto? ...............
Quantas
letras “A” tem no texto “que não está em negrito” a cima do quadrado?
................................................
c) desenvolver
um jogo de “palavras cruzadas” ou “caça palavras” a partir do texto, a cima, mais
especificamente a contar do segundo parágrafo, com no mínimo 10 palavras, no
máximo 15. (USE O VERSO DESTA FOLHA).
=============================================
1. Conforme o texto a cima o que você compreende por meio de
comunicação em massa?
=============================================
EM
GRUPO de 5 alunos:
O grupo deve ler
a história, e juntos formularem a resposta as duas primeiras questões abaixo:
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2. A quem são endereçadas as mensagens da rádio? explique
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
O grupo deve escolher entre
a) Elaborar
uma história com no mínimo 3 parágrafos, sobre a imagem a cima do texto. A
história deve ter começo, meio e fim – e sentido.
b) Contar;
Quantas
vogais tem no texto a cima?
Quantas
consoantes?
c) Reescrever
o texto a cima, de forma que se compreenda o contrário do que foi escrito. Não
fazer uso da palavra “não”, utilizar antônimos preferencialmente.
================================================
1. O que quer dizer um meio de comunicação essencialmente
auditivo?
================================================
EM
GRUPO de 5 alunos:
O grupo deve ler
a história, e juntos formularem a resposta as duas primeiras questões abaixo:
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2. O que o autor do texto quis dizer com comunicação
transitória?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
O grupo deve escolher entre
a) Elaborar
uma história fazendo uso de todas as vozes do grupo “que deverá ser contata a
turma “em público”.
b) Transcrever:
Transcrever
todas as palavra masculinas do texto a cima.
Transcrever
todas as palavras femininas do texto a cima
c) Um
certo contador de história decidiu trapacear os alunos da Fued Kalil e escreveu
uma frase usando símbolos. Observar se a frase abaixo tem a mesma mensagem do
texto a cima. Traduza a frase a baixo

Nenhum comentário:
Postar um comentário